top of page

 

GRANDEZAS FÍSICAS DE MOVIMENTOS UNIDIMENSIONAIS.

 

MÓDULO 2

 

A cinemática é  a parte da física que estuda a descrição dos movimentos sem se preocupar com a sua origem. Estuda grandezas físicas como a distância, o deslocamento, a rapidez média, a velocidade e a aceleração. 

 

 

 

 

 

 

trajetória retilínea                                                   trajectória circular                  trajectória curvilínea

Um corpo está em movimento em relação a um dado referencial quando a posição de qualquer dos pontos desse corpo mudar ao longo do tempo, relativamente a esse referencial.

No decorrer do tempo, um corpo em movimento vai ocupando sucessivas posições num determinado referencial, constituindo uma linha que se chama trajetória.

 

 

movimento unidimensional                                                       movimento dimensional                                          movimento tridimensional

                                                                                                                                                                                                       da onda do  mar

A ideia mais importante é que toda descrição de movimentos depende do observador/referencial. Assim, observadores em referenciais diferentes farão descrições diferentes de um mesmo movimento.

 

Um avião voa horizontalmente e dele se desprende uma peça, que cai ao solo.Para o piloto, a peça cai segundo uma linha reta vertical. Para uma pessoa em terra, a peça cai segundo uma trajectória que é uma parábola.


 

 

 

Ao sistema de eixos coordenados fixado nesse corpo ou sistema de corpos chamamos de sistema de referência ou referencial.

Para o movimento em uma dimensão, o sistema de referência pode ser uma recta infinita com um ponto fixo a partir do qual se estabelecem as posições.Para um movimento plano, o sistema de referência pode ser um plano infinito com dois eixos perpendiculares entre si e fixos, com as posições sendo dadas por pares de números, etc. No nosso estudo só nos vamos preocupar com os movimentos unidirecionais.

 

 

O mesmo movimento aparece de modo diferente para os dois observadores. Por isso se diz que o movimento é relativo ao sistema de referência.

DESLOCAMENTO E DISTÂNCIA

A distância percorrida (ou espaço percorrido) é a medida sobre a trajetória descrita no movimento; o seu valor depende da trajetória.

 

O deslocamento é a medida da linha reta que une a posição inicial e a posição final; o seu valor só depende destas posições, não depende da trajetória.

 

                   Conclusão:

 

Na trajetória retilínea, se o movimento tem sempre o mesmo sentido,o módulo do deslocamento é igual a medida do espaço percorrido.

 

 

Com mudança no sentido do movimento,a distância percorrida é maior que o deslocamento.

 

 

RAPIDEZ MÉDIA

 

Sempre que um corpo se move adquire:

 

Rapidez média: 

 

 

 

 

distância percorrida por unidade de tempo.

 

Trata-se de uma grandeza escalar e é sempre positiva.

 

VELOCIDADE MÉDIA

 

Deslocamento percorrido por unidade de tempo.

 

 

 

 

 

 

 

A unidade SI de rapidez e do valor da velocidade média é o metro por segundo - m/s.

 

ACELERAÇÃO

 

Na maior parte dos exemplos ao nosso redor, a velocidade de um corpo sofre variação tanto de intensidade quanto de direção. Por esse motivo é que dizemos que o móvel possui aceleração. 

 

Unidades da aceleração
2

Nesse exemplo podemos perceber e dizer que o carro sofreu variação de velocidade de 15 km em cada hora, ou seja, ou sofreu uma variação de velocidade de 4,2m em 1 segundo. Podemos dizer que o carro sofreu uma aceleração.

bottom of page